Perdoar

Devocionais
Tipografia

“Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.”(Efésios 4.32)

Deus não guarda consigo uma lista de nossos erros. Ele apaga os nossos pecados, por meio de Jesus Cristo, e olha para nós com amor. Diz o Salmo 32.1 que Feliz aquele c

ujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!

Deus também não fica preso ao passado olhando para a obra da criação e vendo a queda do homem como um fracasso, antes, ele sabe que por meio de Jesus podemos alcançar a remissão dos nossos erros e nos reconciliarmos com ele. Por isso, ele não pensa no nosso erro, antes, nos dá a oportunidade de mudarmos. Jó (16.16-17), quando fala do fim da vida, diz (que Deus) Cuidarás para que eu não erre, em vez de ficares espiando para me veres pecar. Esquecerás os meus pecados e apagarás os meus erros. Deus apaga nossos erros e nos dá a chance de mudarmos.

Deus não é orgulhoso e não nos nega o perdão. Diz o Salmo 145.8 que O Senhor Deus é bom e cheio de compaixão; ele demora a ficar irado e tem sempre muito amor. É este amor que ele derrama sobre nós, independente do tamanho do nosso erro, e nos concede o perdão.

Por fim, Deus não olha com desconfiança para nós, ele nos dá uma oportunidade todos os dias de mudarmos nossas vidas. Suas misericórdias e seu amor não tem fim. O profeta Jeremias diz em Lamentações 3.22-24 que O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele. Quando Deus é tudo o que temos, e tudo o que temos é porque somos de Deus, podemos confiar nele inteiramente, sem medo de nos decepcionarmos.

Oração: Deus, me dê a alegria de perdoar como o Senhor me perdoa. Em nome de Jesus, amém.

 

Reverendo Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, SP
Secretário de Música e Liturgia da IPIB

_
Participe você também do Devocional 2017 da IPI do Brasil, saiba mais clicando aqui. Acesse a seção de download do site e baixe as devocionais do mês todo.