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Dia do Diácono, da Diaconisa e da Ação Social da Igreja

9julho m_ipibDia 09 de Julho comemora-se na IPI do Brasil, o “Dia do Diácono, da Diaconisa e da Ação Social da Igreja”. A data foi escolhida por ocasião da ordenação dos primeiros diáconos brasileiros eleitos em 1866.

Vale a pena relembrar a história e observar que a IPI do Brasil nasceu diaconal. Inicialmente na pessoa, de um de seus fundadores, o Rev. Otoniel Mota, que serviu de inspiração para o compromisso social na fundação da IPIB, em 1903.

Foi graças a seu esforço e visão sócio diaconal, que foi organizado o orfanato Bethel, em 1923. Também foi o Rev. Otoniel quem deu início à “Vila Samaritana”, para tratamento dos tuberculosos, em Campos do Jordão, a qual se ampliou e se transformou na Associação Evangélica Beneficente, em 1930.

Muitos outros nomes nessa época se destacaram pelo trabalho de assistência social, educação e cultura, como por exemplo o Rev. Eduardo Carlos Pereira de Magalhães, que dedicou a sua vida à pregação do evangelho e se preocupava com a missão integral da igreja. Inclusive, o Rev. Eduardo realizou um excelente trabalho entre os escravos.

A IPIB através do trabalho leigo desenvolveu um belíssimo ministério diaconal em todas as suas áreas: varonis, senhoras, mocidade e juvenis. O ministério diaconal existe nas igrejas presbiterianas brasileiras desde 1866, porém, estava restrito aos homens até então.

A ordenação da primeira diaconisa presbiteriana independente, ocorreu em 04/03/1934 e na ocasião fora eleita a irmã Odette Vieira Reis, da IPI de Marambaia (Bandeira do Sul, MG). Ainda no ano de 1934, a irmã Albina Pires de Camargo também foi ordenada diaconisa, na 1ª IPI de São Paulo, época esta de grande mobilização do movimento leigo na IPI do Brasil.

AMPLIANDO O CONCEITO DE DIACONIA
“diaconia” é um substantivo de origem grega (diakonía) iniciada com a quarta letra do alfabeto chamada “Delta” que significa “serviço”. Diakonia se refere ao cargo e trabalho de um diakonos (servo, servidor). Este substantivo é usado 34 vezes no Novo Testamento. Usa-se também, de diferentes maneiras, contextos e sentidos. Este serviço, no qual as forças e os bens são investidos a favor dos outros, se revela como o elemento fundamental para a manutenção da comunhão (“koinonia”).

Há também o verbo “diakonêin”, que significa “servir”, “ser servo”, “ser assistente”, “esperar em”, “ministrar, prestar qualquer tipo de serviço”. Este verbo [servir], recebe seu sentido neo-testamentário da pessoa de Jesus Cristo e do seu Evangelho, pois, Jesus é aquele que nos serviu da maneira mais profunda e intensa possível, não procurando interesses pessoais, mas dando sua vida pela nossa salvação. Assim entendemos melhor quando ele disse: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” – Mc 10:45. “Servir” se tornou a palavra que caracteriza as ações e as obras de amor que, brotando do amor de Deus, alcança o irmão e ao próximo.

Desta forma, nosso desejo é que todos os cristãos, sejam diáconos de Jesus Cristo e que esse verbo seja conjugado diariamente em ações práticas de serviço a Deus e que reflita em benefício ao nosso próximo, indistintamente.

Há ainda e ainda, o substantivo grego “diákonos”, que significa “servo”, “servidor”, “assistente”, “auxiliar”. Diákonos” significa primeiramente “criado”, quer àquele que faz trabalhos servis, ou o ajudante que presta serviços voluntários, sem referência particular ao seu caráter. O termo diákonos (de modo geral) deve ser distinguido do termo grego “doulos”, que significa “servo”, “escravo”. Este substantivo é usado 29 vezes no Novo Testamento de diferentes maneiras, em diferentes contextos. Desta forma, o diácono está envolvido na tarefa de servir amorosamente à igreja, aos irmãos e às pessoas, seja por meio da diaconia da Palavra (gr. Kerigma) ou da diaconia das ações.

Um exemplo disso encontramos na I Pd 4:10-11 quando Pedro disse: “Servi [diakoneo – verbo] uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve [diakoneo – verbo], faça-o na força que Deus supre”.

Assim, o diácono e a diaconisa, são os agentes da missão diaconal integral. São eles e elas que servem, de acordo com o dom que receberam.

Esses agentes (diáconos e diaconisas) servem, sempre a partir do diácono por Excelência que é Jesus Cristo. São os agentes diaconais que continuam e perpetuam a obra de diaconia (a obra de servir) realizada por Jesus Cristo e, deste modo, esses agentes estão envolvidos ativa e efetivamente na obra da salvação das pessoas uma vez que: “Na diaconia, o nosso coração é movido de compaixão devido às carências e dificuldades dos necessitados, em todos os sentidos”. (ZEMUNER, Adiloar Franco. Diaconia e Ação Social. Londrina/PR, Seminário sobre Diaconia, Projeto Férias nos Campos, SMI-Projeto Natanael, Julho/2000.)

O Rev. Adiel Tito de Figueiredo, de saudosa memória, escreveu que: “Diáconos e Diaconisas são servos de Deus para realizar, em nome da igreja e por ela (dentro e fora), beneficência ou caridade. Foram estabelecidos por Deus para tal Ministério” (vocação) (FIGUEIREDO, Adiel Tito de. Diaconia ou Promoção Humana. São Paulo, Pendão Real, 1997. pp. 17 e 25. (Grifos Nosso)).

Rodolfo Gaede Neto escreve que: “Diaconia é ação salvífica de Deus que motiva, a partir da fé, uma ação da Igreja em favor de pessoas que se encontram em situação de sofrimento, pobreza e injustiça, ação esta que se dá através da intervenção consciente, da ação social e política, da ajuda, da atuação pelo amor, da aceitação mútua, inteira, libertadora e curativa, visando transformar uma situação de sofrimento ou injustiça, visando que os pobres resolvam seus problemas e visando um estado de justiça” (NETO, Rodolfo Gaede. A Diaconia de Jesus – Contribuição para a Fundamentação Teológica da Diaconia na América Latina. São Leopoldo/ Sinodal; São Paulo/Centro de Estudos Bíblicos e Paulus Editora, 2001. p.33.)

Diaconia não implica em privilégios ou exclusividade, mas em disponibilidade para servir à comunidade toda, “com vista ao aperfeiçoamento dos santos para desempenho do seu serviço (diakonía), para a edificação do corpo de Cristo” (Ef. 4.12).

Assim, diaconia é serviço, é servir as mesas, é servir a alguém, é servir ao próximo e nunca a si mesmo. É servir com amor, caridade e beneficência. É o que deve ser feito (preferencialmente) em favor do pobre, do necessitado, do excluído. A igreja tem responsabilidade para com os pobres de dentro e fora dela. Alguém já disse que “pregar a existência de um céu para quem tem o estômago faminto não funciona”.

Tenho comigo um princípio que, para ser pastor, primeiramente devo ser um diácono e para ser um diácono, devo ser um cristão. Dentro dessa perspectiva, entendemos que a reflexão sobre os paradigmas diaconais é de extrema relevância para os nossos dias, considerando que Deus, em todas as épocas, tem despertado e vocacionado homens e mulheres para o cuidado e auxílio de seu povo.

Desta forma, precisamos ampliar a nossa visão sobre a abrangência da ação diaconal e veremos que fazer diaconia (servir), não limita-se somente a assistir aos necessitados e excluídos, ou à uma função cristã, mas diaconia implica em um modo e jeito de ser da Igreja e um estilo de vida do próprio cristão. Descubriremos que diaconia deve fazer parte da nossa espiritualidade integral. A mesma mão que se levanta aos céus enquanto cantamos em adoração a Deus nos cultos de domingo, deve ser as mesmas mãos que se abaixam para levantar o pobre, marginalizado e excluído no dia a dia.

Portanto, fazer diaconia não é tarefa só dos eleitos (oficiais) do Ministério de Ação Social e Diaconia, mas de todo o corpo de Cristo, de todo cristão.

É oportuno destacar que existem dois grandes Ministérios na igreja cristã e especialmente na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, são eles: o Ministério da Palavra e o Ministério das Mesas ou Serviço (Diaconia). O Ministério da Palavra é a pregação, o ensino e tudo o que diz respeito à Educação Religiosa Cristã do rebanho. O Ministério das Mesas ou serviço (Atos 6:2-3), hoje denominado de Ministério de Ação Social e Diaconia, consiste em tudo o que diz respeito a Ação Social da Igreja ou o exercício da compaixão e misericórdia.

O diaconato, segundo Atos 6:2, é uma vocação e um ministério. A palavra “ministério” serve tanto para o ministério da Palavra como para o ministério de servir às mesas. Assim diaconia é missão da Igreja como um todo, cabendo aos diáconos e diaconisas (oficiais) a responsabilidade de liderar a Igreja e conduzir outros a este ministério.

UMA IGREJA QUE TEM DIACONIA FORTE, É UMA IGREJA FORTE
O Salmo 46:1-9 fala claramente que Deus é o Senhor que liberta o oprimido e o perseguido. Esse e outros textos bíblicos nessa perspectiva nos leva a entender que diaconia não é algo que surgiu apenas no Novo Testamento com Atos 6:1-7 através da instituição dos diáconos, ou seja, temos no Antigo Testamento, exemplos de serviços, quando lemos, por exemplo, os profetas chamando a atenção dos reis e do povo para atentarem e atenderem aos órfãos, viúvas e aos pobres, que em muitos momentos estavam sendo oprimidos e privados de seus direitos. Já no Novo Testamento, encontramos Jesus exercitando a “Diaconia do Reino” - O serviço do Reino de Deus.

É comum ouvirmos que evangelizar é tarefa de toda a Igreja. Um grupo toma a iniciativa, mas todos evangelizam, especialmente através de uma vida coerente, verdadeira. No caso da Diaconia, quem deve tomar iniciativa de serviço ao próximo é o Ministério Diaconal. Neste sentido, precisamos lembrar que nem toda a Igreja é chamada ao compromisso com os empobrecidos e sofredores. Assim, a evangelização e a diaconia caminham juntas. Não podemos pregar sem levar em consideração as necessidades daqueles para os quais nós estamos falando. Isso é o que chamamos de evangelho integral, ou seja, que atenda a todas as necessidades humanas.

Desta forma, a Secretaria de Diaconia da IPI do Brasil, vem desenvolvendo essa concientização diaconal, através da realização de cursos, seminários, simpósios e oficinas de formação e capacitação, que tem por finalidade proporcionar uma visão e uma compreensão mais ampla a respeito de diaconia. A partir daí, a diaconia ganhará sua relevância e importância como reflexão crítica sobre aquilo que a igreja faz a serviço de Deus na realidade humana de injustiça, exclusão e sofrimento. Na diaconia, a reflexão e a ação se entrelaçam e se complementam, porque a fé leva à ação. O anúncio através da palavra, e o testemunho através das ações se fundem e se complementam.

Assim, queremos nesta oportunidade, homenagear, todos os diáconos e diaconisas da IPI do Brasil.; bem como nos colocar a disposição para trabalharmos juntos, pois juntos vamos mais longe ! À todos os cristãos, diáconos e diaconisas, que exercem essa função primordial e indispensável na vida da igreja, os nossos sinceros agradecimentos e o incentivo de que continuem trabalhando na obra de Deus. Deixo-vos como motivação, o contido de I Coríntios 15:58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”. Que Deus continue abençoando a todos e a todas vocês que servem a Deus e ao próximo, com saúde e entusiasmo.

Diaconalmente,
Rev. Douglas Alberto dos Santos
Secretário de Diaconia da IPIB