O trabalho evangélico neste lugar começou com as famílias Flor e Oliveira. A pequena congregação fazia os seus cultos em casa de dona Maria Gomes. À medida que o Evangelho ia sendo pregado, multiplicavam-se as conversões. Mais tarde, devido ao seu crescimento, passou a reunir-se na “Estação de Affonso Camargo”.

A IPI de Mogi Mirim nasceu antes da IPI do Brasil, pois foi iniciado o trabalho presbiteriano nesta cidade em 13 de setembro de 1876. A igreja de Mogi Mirim foi a 20a Igreja Presbiteriana fundada no Brasil. Ao que tudo indica, parece ter sido o Rev. Edward Lane o organizador da Igreja de Mogi Mirim, pois em 1875 ele relata: “No caminho da Penha (Itapira), dois dias são gastos em prédicas e visitas em Mogi Mirim. Em dia não distante, será organizada, com a benção de Deus, uma igreja nesse lugar”.

A IPI de Campina da Lagoa foi organizada em 1957, com 76 membros maiores e 104 menores. Participaram da comissão especial para a organização os pastores Ner de Moura, Elpídio Carmo Alves e o Presb. Samuel Antonio Gonçalves. Foram eleitos os presbíteros Roosevelt Coutinho Franco, Calvino Pires de Camargo, Álvaro Terra Negrão e Jessé Murbach, e os diáconos Eduardo Pires de Camargo, Nadir Rangel e Onésimo Rangel.

As nossas mentes se enchem de tantas memórias, desde que teve início, na residência dos irmãos Abnoel de Castro e sua esposa Júlia, em 1959. Parece impossível que tanto tempo já passou! Este momento dá a cada irmão e irmã uma boa oportunidade para refletir sobre aquilo que o aniversário da nossa querida igreja pode significar para todos. A primeira palavra que vem à minha mente é GRATIDÃO. Há tantas evidências de como Deus tem colocado a Sua mão sobre a igreja ao longo desses 50 anos.

A IPI de Vila Aparecida está, neste ano, comemorando seu jubileu de ouro, que será completado em fevereiro de 2017. Para isso uma comissão do cinquentenário foi formada pelas irmãs Presbª. Noemi Machado Alves e as Diaconisas Lourdes Garcia Costa e Beatriz Garcia Costa. E como parte dessas comemorações inaugurou no último dia 19/11/2016, em cerimônia especial, um painel contendo as fotos dos pastores que fizeram parte desta história.

O evento foi celebrado pelos 12 anos de existência e reuniu muitas pessoas. A Congregação Presbiteriana Independente de Salinas, MG, mobilizou seus membros para a programação festiva do seu 12o aniversário na cidade de Salinas.

Mais Artigos...

Página 1 de 2