Presbitério Paranaense - Celebrando a Deus Pelas Conquistas

Notícias de Igrejas e Concílios
Tipografia

Uma das coisas mais importantes da vida é ter o que comemorar. Na Bíblia temos muita festa, várias comemorações. Quando o povo de Israel vencia uma batalha, tinha festa. Quando Deus queria fixar algum memorial para as gerações futuras, festa. Quando Israel saiu do Egito, ocorreu a festa da Páscoa. No Novo Testamento, apresenta-se a festa da Santa Ceia.​ “Sim, coisas grandiosas fez o SENHOR por nós, por isso estamos alegres.” (​Sl 126.3​)

Quando novos membros eram recebidos na igreja, havia a festa do batismo. Vemos ainda a festa do Pentecostes no livro de Atos, quando foram todos cheios do Espírito Santo. Nosso Deus gosta muito de celebrações, e nós, como imagem e semelhança Dele, também herdamos isso. Na Bíblia, de maneira magnífica, o próprio Deus pede por festividade. Em Êxodo, segundo livro da Bíblia, diversas passagens demonstram nosso Senhor da alegria. “Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa.” (Êx 5.1) Em Êxodo 12.14, temos: “Este dia vos será por memorial e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor”. Comprovadamente, Deus é festivo. Nossa memória, sendo assim, será sempre ativada e direcionada de modo a relembrarmos os feitos divinos em nossa vida. No mês de julho de 2017, comemoramos cento e quatorze anos da IPI do Brasil. São 114 anos como igreja, nos alegrando pelos feitos grandiosos de Deus em nossa comunidade de fé. Que possamos continuar assim e cada vez ainda melhor!

“Então a nossa boca encheu-se de riso e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: ‘O SENHOR fez coisas grandiosas por este povo." (Sl 126.2)​

Grandes coisas foram vividas, quantas bênçãos Deus já nos deu durante este tempo e quantas alegrias já foram experimentadas! Neste momento de festa, é também tempo de se preparar, semear, para poder colher. É tempo de trabalhar e receber a recompensa pelo trabalho. Tempo de deixar o passado para trás. É tempo de grande multiplicação. Assim como a cada ano o trabalhador lança a semente e depois colhe, a cada aniversário temos uma nova oportunidade para deixar Deus multiplicar Seus frutos para nos abençoar. Estamos aqui, nesta terra, apenas sonhando com as maravilhas dos céus. Temos uma missão, e não nos podemos esquecer dela. A coroa da vida eterna está reservada para os que perseverarem. O Senhor sonha com uma igreja unida assim como família. Um lugar de refúgio, onde o aflito encontra seu abrigo, onde pessoas diferentes vivem juntas, amando-se e louvando ao único Deus. Esta igreja não deve ser limitada ao espaço físico, deve ser um lugar de formação e preparação de missionários e obreiros, crescendo em número e em maturidade espiritual. “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.” (Sl 126.5) 
Esta é a igreja que devemos encontrar dentro de cada um de nós. Esta igreja sou eu, esta igreja é você. Sou eu quando saio do templo, feliz e transbordando de alegria, sendo igreja pela cidade inteira, por todo lugar, onde quer que seja. Em tempo e fora de tempo. Cada ano de triunfo e bênção que Deus nos dá como igreja é para ser admirado. Admiração esta que deve estar totalmente direcionada ao cuidado divino. Feliz aniversário, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil! Que as bênçãos sejam tantas daqui para frente, que todos venhamos a exclamar: Parece até sonho! 

Graça e paz.

Rev. Romio S. Cardoso
Vice-presidente do PPAR (Presbitério Paranaense)

 

PRESBITRIOS 001 imagem2

 

PRESBITRIOS 001 imagem3