Emanuel: Deus Caminha Conosco!

Palavra da Diretoria
Tipografia

Mateus inclui no seu relato do nascimento de Jesus a profecia de Isaías anunciando que em Jesus, Deus mesmo está e caminha conosco.

De acordo com Irineu de Lion, o evangelho de Mateus traça um paralelo entre a história de Israel, mostrando que em Cristo esta mesma história agora é recapitulada, ou rescrita. A matança de inocentes pelo Faraó e Herodes, fuga do Egito e para o Egito, a lei dada no monte Sinai e o sermão do monte, o legislador Moisés e Jesus, são paralelos históricos e ao mesmo a construção de uma nova história. Há, entretanto, nesse paralelo um fato digno de nota. No deserto, diante da obstinação e dureza de coração do povo, Deus diz que não iria mais com o povo, apenas o seu anjo (Ex 33).

Mateus, porém, ressalta: em Cristo Deus está conosco! Em que sentido Jesus é Deus conosco? Como podemos entender essa mensagem do natal? Qual o sentido dessa presença?

 

I – DEUS CONOSCO, LEVANDO NOSSA CARGA

Há muitos fardos pesados na caminhada. Fardos que não escolhemos. Fardos advindos de decisões, escolhas malfeitas. Fardos que não entendemos. Fardos de culpa. Fardos que nos fazem chorar e gemer.Fardos que nos fazem andar curvados e cansados.

A boa nova é que Jesus é Deus conosco carregando o nosso fardo: “Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados... o meu fardo é leve...” Mt 11.28. Em Sl 68.19-20 lemos:“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação.  O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte”; o profeta nos lembra que Ele “tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. ” Is 53.4

 
II – DEUS CONOSCO NOS MOMENTOS CRUCIAIS DA VIDA

A vida humana é repleta de experiências cruciais, momentos difíceis, horas amargas. Viver é tomar decisões, isto inevitavelmente nos acarreta angústia, pois nem sempre sabemos como decidir.

A boa nova é que Ele está conosco nesses momentos, conforme prometeu:  “Não vos deixarei órfãos...”  “O Espírito Santo vos ensinará, vos guiará, vos fará lembrar de tudo que vos tenho ensinado...” Jo 16.13. Ainda somos lembrados que “o Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” Sl 46.7. Ou ainda que “ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher” Sl 25.12

 

III – DEUS CONOSCO PARA NOS SALVAR

Encontramo-nos perdidos e por isso não sabemos o caminho. Perdidos, não temos forças para mudar. Perdidos, não conseguimos romper as cadeias que nos aprisionam. Perdidos, não temos consciência que necessitamos de um Salvador.

A boa nova é que “O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” Lc 19.10 e que Ele não veio chamar justos, mas pecadores e Ele mesmo é o único caminho para nos conduzir de volta ao Pai!

Onde está a alegria do Natal? Mesa farta, presentes, passeios, férias? Tudo isso tem o seu lugar: celebrar, reunir amigos, família, presentes, etc. Porém nossa alegria não está, nem pode estar nisso, mas no Deus que se fez carne e está conosco em todos os momentos da nossa vida. Ele é Emanuel. Esta é a mensagem do natal a ser proclamada e vivida!

 

Rev. Áureo Oliveira
Presidente da Assembleia Geral da IPI do Brasil