Igrejas Ganham Sistema de Administração de Membresia

Secretaria Geral
Tipografia

A IPI do Brasil lançou em 31 de outubro de 2017 o Jetro - Sistema de Administração Eclesiástica para as igrejas locais.

O que é Jetro?

Jetro é basicamente um sistema de gestão do Rol de Membros de sua igreja.

Por quê o nome Jetro?

O nome Jetro é inspirado na história do sogro de Moisés, que demonstrou grande visão administrativa (veja Ex 18.3-27). Contudo, o desejo de colocar o nome Jetro num software é antigo. Este era um sonho do Presb. Reuel de Matos, da IPI do Cambuci. Foi dele, a ideia. Honra a quem honra!

Pra que serve?

Jetro é uma importante ferramenta para o controle das informações sobre os membros de sua igreja. Quando todas as igrejas locais concluírem o trabalho de inclusão dos dados, o processo de transferência de membros entre as igrejas será feito pelo sistema, por exemplo. Com o sistema é possível obter uma série de informações através dos filtros, criando relatórios com listagens de membros por idade, por sexo, por profissão, etc.

Como faço para ter acesso ao sistema?

Em 2015, todas as igrejas receberam uma conta de e-mail. Entre no Webmail de sua igreja, aqui mesmo em nosso portal. Veja a imagem abaixo. Lá estará um E-mail do suporte do sistema cujo título é: "confirmação de ativação de conta de usuário". Siga as intruções contidas neste e-mail e você terá acesso ao Jetro.

jetro informacoes

Minha igreja é obrigada a fazer?

O sistema foi aprovado pela Assembleia Geral da IPI do Brasil, logo, todas as igrejas locais devem utilizá-lo, afinal, somos uma Federação de Igrejas.

Precisarei de curso para utilizar o Sistema?

Não. O sistema é bastante intuitivo. Contudo, breve, serão disponibilizados videos tutoriais para ações específicas.

Usando o Jetro, a igreja ainda precisa preencher as Estatísticas?

Sim, ainda será preciso. Isso só mudará quando todas as nossas 551 igrejas estiverem utilizando plenamente o sistema, ou seja, quando todas as igrejas incluírem seus membros e isso se tornar rotina na manutenção do Rol de Membros pelos Conselhos.

Quem deve manusear o Jetro?

A prioridade é do secretário do Conselho. É ele quem deve manter o sistema atualizado. Contudo, se o Conselho entender que outra pessoa deva fazê-lo, tal decisão deve ser tomada oficialmente.

E se eu quiser instalar em outro computador?

O sistema Jetro está na "nuvem". Isso quer dizer que não é instalado em nenhum computador das igrejas locais, mas pode ser acessado por qualquer computador, de qualquer lugar, desde que esteja conectado à Internet.

Quanto isso custará à minha igreja?

Nada. Jetro é gratuito e todas as despesas com sua manutenção e suporte técnico, são responsabilidades da IPI do Brasil. Nesse sentido, é um apoio às suas igrejas locais.

Qual a primeira coisa a fazer?

O primeiro passo é obter os dados cadastrais. Para isso, é preciso distribuir a Ficha Cadastral a todos os membros. Para obtê-la, clique no menu "Rol de Membros" e depois, no botão "FICHA" e faça a impressão de acordo com o número de membros, inclusive os não-professos. Depois de distribuídas as fichas, fixe um prazo para que sejam preenchidas e devolvidas ao secretário do Conselho para o trabalho de digitação.

Há alguma maneira de evitar a digitação das informações de todos os membros?

Sim. O sistema possui mecanismo de importação de dados, caso você os tenha em formato "xls", xlsx" ou "txt". Envie o arquivo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se eu tiver dúvida, com quem falo?

Você deve entrar em contato com o Escritório Central da IPI do Brasil: Fone 11 | 2596-1903, falando com Jhenyfer ou Rev. José Ilson. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Rev. Roberto Mauro de S. Castro
Secretário Geral