IPIB e PCUSA Informam Oficialmente, Fim de Parceria

Publicação de Documentos Oficiais
Tipografia

A Assembleia Geral, reunida em julho de 2015, em Salvador-BA, decidiu romper a parceria entre a IPI do Brasil e a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos (PCUSA). Depois da decisão foi criado um grupo para tratar das questões práticas que envolvem missionários e projetos em comum. O grupo também produziu uma carta que foi enviada para os organismos ecumênios. Em projeto está a produção de um texto que contará a História da parceria. Veja abaixo, a Carta enviada aos organismos ecumênicos do mundo todo:

São Paulo, 21 de dezembro de 2015
Caros irmãos e irmãs,
A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) e a Igreja Presbiteriana dos EUA (PCUSA) tiveram o privilégio de trabalhar em parceria servindo à missão de Deus desde o início dos anos 80. Ao longo destes anos, nossa parceria foi uma oportunidade para o enriquecimento mútuo, a partir de experiências e sonhos compartilhados, realizando muitas atividades em conjunto, as quais nos permitiram aprender e crescer juntos.

Nestes últimos anos a Assembleia Geral da PC(USA) mudou alguns critérios para a ordenação ao ministério pastoral e também decidiu permitir que igrejas locais e ministros busquem o discernimento de sua própria postura pastoral em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em julho deste ano, diante destas decisões, a Assembleia Geral da IPIB tomou a decisão de interromper sua parceria com a PCUSA.

Reiteramos que, apesar das diferenças que provocaram esta interrupção, a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e a Igreja Presbiteriana dos EUA continuam a se respeitar e apreciar profundamente. A IPIB celebra com gratidão o trabalho realizado pela PCUSA no Brasil desde 1859, por meio de homens e mulheres que dedicaram sua vida em terras brasileiras para anunciar o Reino de Deus. A PCUSA celebra com gratidão o espírito missionário e o compromisso ecumênico que marcaram o testemunho da IPIB nesses anos de parceria.

Aguardamos pelo dia em que a oportunidade de trabalharmos juntos a serviço do Reino seja restaurada.

 

No amor de Cristo,

 

Rev. Áureo Rodrigues Oliveira
Presidente da AG da IPIB

Rev. Roberto Mauro de S. Castro
Secretário geral da IPIB

Rev. Dr. Valdir França
Coordenador para América latina e Caribe
Departamento de Missões Mundiais da PCUSA

Dennis Smith
Coordenador para Brasil e Conesul
Departamento de Missões Mundiais da PCUSA